sexta-feira, 21 de março de 2008

Ensinar as TIC

No âmbito da Sociedade do Conhecimento, a integração das TIC na escola, revela-se como uma actividade complexa, cujas mudanças introduzidas devem processar-se diariamente, no processo de ensino aprendizagem e de forma intencional, necessitando ser cuidadosamente preparada e acompanhada, cabendo aos professores um papel muito importante.
O acto de educar ocorre a todo o tempo e de maneira recíproca, como uma transformação estrutural contingente com uma história no conviver, e o resultado disso é que as pessoas aprendem a viver de uma maneira que se configura de acordo com o conviver da comunidade em que vivem.
Cada vez mais as novas tecnologias assumem-se como uma dimensão inegável da sociedade, daí ser importante reflectirmos sobre o lugar que elas ocupam, bem como as novas funções que elas podem desempenhar.
Ensinar com as TIC pressupõe uma prática planeada e na qual os alunos têm novas formas de acesso ao conhecimento que poderão culminar em novas formas de aprendizagem.

2 comentários:

Andreia disse...

Olá!
Obrigada pela visita ao meu cantinho!
Vou passar por cá mais vezes, pois acho que a partilha de ideias é muito enriquecedora... vou fazer um link no meu blog!;-)
Também deve ser muito giro o trabalho das TIC intercladas com as expressões e outras áreas... eu tento sempre relcionar o que faço em TIC com as outras áreas disciplinares... Penso que assim faz mais sentido, o ensino das TIC de forma isolada não tem grande significado... mas quando intercladas e articuladas com as outras áreas podem revelar-se um bom caminho para uma parendizagem mais efectiva...

Beijinho, vai passando no meu cantinho ;-)

Elisa de Castro Carvalho disse...

Olá Rute!
Gostei muito do teu Blog, parabéns! Como é que fizeste aqueles jogos tão giros?
Continua com este trabalho magnífico!
Bjinhos virtuais!

 
©2007 '' Por Elke di Barros