quarta-feira, 9 de abril de 2008

Contos ao Contrário


A dinâmica das aulas de TIC em Lousada é um pouco diferente da que é vivida noutros municípios uma vez que aliadas às TIC também são trabalhadas as Expressões com os restantes alunos (cerca de 4 a 6 alunos estão no posto de trabalho e os restantes a trabalhar outras áreas...)...
Juntamente com a minha "parceira" (o meu par pedagógico) propus aos meus alunos do 2º B da EB1 Macieira a construção de um "conto ao contrário"...
Esta é uma actividade que consiste numa viragem premeditada dos contos conhecidos. Após recordar o conto que se pretende “trabalhar”, pede-se aos alunos que o reescrevam tendo em conta a alteração feita às personagens.
O produto final resultará parcial ou totalmente inédito conforme a viragem tenha sido aplicada a um só ou a todos os elementos do conto dado. Por exemplo, “O Capuchinho Vermelho é o mau e o lobo é bom…”, “A Cinderela é uma péssima rapariga que faz desesperar a paciente e bondosa madrasta e rouba o noivo às piedosas irmãs…”

1º passo: Escrita do conto no quadro com a participação de todos os alunos (tipo texto colectivo);
2º passo: Dividir a turma em três grupos e atribuir/distribuir tarefas e responsabilidades: um grupo será responsável pelo processamento e formatação do conto no MSWord, outro pela ilustração do conto e o outro será responsável pela parte gráfica do livro (ficha técnica…).


Pois bem! Esta actividade teve bastante sucesso e confesso que fiquei bastante surpreendida com a turma! Sairam ideias fantásticas principalmente dos alunos "menos bem comportados".
Agora vamos apresentar o novo conto aos outros alunos da escola, vamos dinamizar uma hora do conto! Assim que o conto seja apresentado irei disponibilizá-lo neste espaço!

1 comentários:

PROF disse...

Adorei o blog.... pois posso tirar ideias e para além disso também utilizo muito as TIC com a minha turma de 1º Ciclo. Bem haja...já sou fã. pode visitar também http://wwwdaprof.blogspot.com/

 
©2007 '' Por Elke di Barros